Tipos & Textos

Grupo de Pesquisa em Tipografia

Variable Fontwork: um framework para o processo de design de fontes variáveis

O formato tipográfico de fonte variável foi implementado com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade e capacidade de uso, sobretudo em ambientes digitais. Composto por diversos eixos e masters, sua construção pode depender de diversos fatores, indo além do desenho vetorial das letras. Diante disso, a pesquisa de doutorado que será descrita buscou responder a seguinte pergunta: como orientar o processo de design de fontes variáveis considerando suas potencialidades no contexto das mídias digitais?

Resumo da Tese

As tecnologias digitais têm proporcionado mudanças no acesso, distribuição e consumo de informação como também estão causando transformações no campo do design, tanto na prática de projeto quanto no resultado dos produtos desenvolvidos. Diante disso, é preciso reforçar a necessidade de gerar processos adequados às demandas das mídias digitais e os diferentes componentes que envolvem o design, como a tipografia. Esta área, que abrange a criação e aplicação de símbolos ortográficos e para-ortográficos, também apresenta características e especificidades próprias para o meio digital. A fim de atender as necessidades deste meio e proporcionar maior flexibilidade e adaptabilidade aos sistemas digitais, os formatos tipográficos têm sido alterados. Exemplo disso são as fontes variáveis, que incorporam diferentes variações em um único arquivo, proporcionando economia de espaço e responsividade para caracteres e glifos.

Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo geral propor um framework para o processo de design de fontes variáveis. Para tanto, esta pesquisa, de enfoque qualitativo, se classifica como aplicada, interpretativa e propositiva, e parte da perspectiva da triangulação metodológica para atender o objetivo da pesquisa. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram organizados em cinco fases.

Na primeira fase realizou-se uma revisão integrativa de literatura, composta de revisões bibliográficas e sistemática, resultando no referencial teórico deste trabalho. A segunda fase pautou-se em uma pesquisa prospectiva com especialistas, onde foram realizadas entrevistas e questionários com designers de tipos a fim de identificar indicativos do processo de design de fontes variáveis. A partir dos resultados das fases anteriores, na terceira fase foram elaboradas premissas que embasaram a construção da primeira versão do framework. Na quarta fase, o framework foi avaliado em duas rodadas, a primeira com a aplicação deste em contexto de projeto em uma disciplina da pós-graduação em nível de mestrado e a segunda na realização de um workshop em um evento de tipografia. Os resultados desta fase proporcionaram a visualização dos refinamentos a serem realizados na finalização do framework, quinta e última fase da pesquisa.

Nomeado como Variable Fontwork, o framework proposto nesta tese tem caráter iterativo, flexível, customizável e não-linear. Representa, conceitualmente e graficamente, o processo de design de fontes variáveis organizados em três etapas, dez componentes relacionados às etapas e uma dimensão iterativa.

fluxograma_variaveis

Portanto, a etapa de planejamento envolve os componentes de contexto de projeto, investigações e características tipográficas. A etapa de desenvolvimento abrange os componentes de espaço de design, desenho, espaçamento e interpolação. Na etapa de implementação encontram-se os componentes de preparação do arquivo, divulgação e distribuição. Por sua vez, a dimensão iterativa permeia todo o processo supracitado e abrange testes e revisões e a influência de outros agentes humanos externos ao(s) designer(s) de tipos na produção de uma fonte variável. O framework ainda é acompanhado de orientações para o processo de design de fontes variáveis com questionamentos que buscam direcionar as considerações acerca das etapas e componentes do framework.

Referência da Tese

Arquivo disponível na biblioteca universitária.WOLOSZYN, Maíra. Variable Fontwork: um framework para o processo de design de fontes variáveis. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.

%d blogueiros gostam disto: