A caligrafia, conhecida como a bela escrita, é um dos temas de estudo da área da Tipografia. Presente na história da humanidade, atualmente, essa prática se caracteriza pela utilização de ferramentas específicas para desenhar palavras, as principais delas são as penas caligráficas e as brush pens.

Durante o semestre de 2020.1 no curso de graduação em Design da UFSC, foi ofertada a disciplina optativa de Caligrafia pela Profª Maíra Woloszyn. O objetivo da disciplina era explorar a caligrafia como recurso elementar e expressivo para aplicação em projetos de Design, e compreender e aplicar técnicas de criação e desenvolvimento relativas ao desenho manual de letras. Inicialmente, a disciplina estava prevista para ocorrer de forma presencial, entretanto, com a pandemia do coronavírus ela foi ministrada de forma remota.

Nesta disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes técnicas caligráficas, como a técnica com ponta quadrada, pena de bico, folded pen e brush pen.

Além disso, tiveram contato com diversos alfabetos como escrita fundamental, escrita humanista, itálica, gótica, cursiva inglesa e cursivas experimentais. Além disso, ferramentas caligráficas alternativas foram construídas com os alunos com chapas de impressão offset e latas.

Como trabalho final, solicitou-se que os alunos criassem pôsteres caligráficos, que foram pautados em um processo de 5 etapas sendo elas exploração de ideias, exploração caligráfica, composição, refinamento e finalização. Cada aluno pode escolher as frases que seriam trabalhadas bem como as técnicas que iriam empregar no trabalho. Os resultados podem ser conferidos a seguir:

Giovana Schmitt da Rosa

Gislainne Alves de Oliveira

Haneline Santos Gomes Cunha

Heliziane Barbosa

Isadora Duhá da Rosa

Luan Mendes dos Santos

Mariane Ronsani Patricio 

Nícholas Ramon Auler 
Rodolpho Severino Malvestiti 
Sabrina Coelho Stahelin

Yasmin Curvelo Doehl