Desde março de 2020 o Brasil, assim como o restante do mundo, enfrenta a Pandemia causada pela COVID-19. A necessidade de isolamento tem mudado muito o dia-a-dia das pessoas de todas as idades e especialmente das crianças que estão tendo que descobrir uma nova rotina de aprendizagem, entretenimento e convívio social.

Pensando numa forma de aproveitar esse tempo para aprender coisas novas e se conectar de alguma forma com os amigos, foi proposto a um grupo de 15 crianças*, alunas e alunos do sexto ano do ensino fundamental do Colégio Jardim Anchieta em Florianópolis (SC), uma experiência diferente: criar uma fonte coletiva.

A proposta da Quarentenados.

Assim surgiu a Quarentenados, uma fonte divertida e criativa para uso Display**, onde cada criança desenhou alguns caracteres de forma manual com a orientação da Profª. Mary Meürer, do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os criadores da Quarentenados.

Por meio do contato com as mães num grupo de mensagens, foi encaminhada às crianças uma apresentação sobre o que é “fazer fontes” e as recomendações técnicas para os desenhos. Também foram definidos por ordem alfabética os caracteres que cada criança precisaria desenhar. Com muita criatividade elas fizeram seus desenhos e encaminharam para a professora. Os desenhos foram vetorizados e o arquivo da fonte preparado. As crianças ajudaram ainda a testar e escolheram o nome da fonte.

Alfabeto completo, números e os principais acentos e pontuações.

Desde o início do projeto foi combinado que a fonte seria gratuita, todo mundo pode usar. Então fique a vontade para experimentar e se divertir com a QUARENTENADOS!

Basta copiar o arquivo para sua pasta de fontes, no Windows ou MAC. Se usar em algum projeto ou trabalho da escola envie para tiposetextos@gmail.com o resultado!


*Quarentenados é uma criação coletiva das crianças: Akemi Lusa Kakinami, Alícia Galvão Agostinho, Caio da Luz Brito, Gabriela Madaloni Regueira, Júlia Bayestorff Assink, Julia Leal, Kenzo Veras Kotani, Luiza Prazeres da Silva, Murilo Meürer de Lima, Natália Machado Corrêa, Odara Mellanie S. Oliveira, Pedro Ferreira dos Santos, Sarah Vardanega Cardoso, Victoria Bertacco Hartmann e Vitor Abe. Professora de Tipografia: Mary Meürer.

** Display: é a fonte criada para uso em tamanho maior, a partir de 18pt, para que seus detalhes possam ser melhor visualizados. Por ser muito expressiva e não seguir padrões de legibilidade também não se recomenda seu uso em textos longos. Em geral funcionam melhor em títulos e frases curtas.