Tipografia nas Olimpíadas

Na próxima semana iniciam os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. A identidade visual, lançada oficialmente em agosto de 2014, “foi inspirada na diversidade harmônica e energia contagiante dos brasileiros e na natureza exuberante do Rio de Janeiro”, segundo o site oficial Rio 2016.

A fonte oficial do evento foi desenvolvida pela equipe da DaltonMaag, coordenada pelo designer de tipos Fabio Haag. São 5.448 caracteres diferentes, desenvolvidos a partir do logotipo, ou seja, derivados de apenas 7 caracteres. Em entrevista a revista Wide, Haag fala mais sobre o projeto que é um excelente trabalho de tipografia corporativa.

Buscando saber mais sobre a tipografia nas olimpíadas, encontramos no site oficial dos jogos olímpicos o registro de todas as assinaturas visuais, desde 1896, em Atenas, até 2012 em Londres. Uma ótima referência para analisar a relação da tipografia com os jogos olímpicos, com a identidade de cada país e com o período histórico.

Em termos de estilo tipográfico é possível perceber uma grande diversidade. São tipos com e sem serifa, geométricos, humanistas, cursivos, expandidos, condensados, escritos em caixa-alta, caixa-baixa. Um repertório muito rico e interessante. Selecionamos alguns exemplos.

tipo_olimpiadas

Assinaturas visuais dos Jogos Olímpicos. Fonte: olympic.org

Vale a pena passear pelo site olympic.org e fazer suas próprias descobertas. Confira também o artigo da revista Wired que traz comentários sobre os projetos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s