Na Estante!

Quando queremos aprender algo novo ou nos interessamos por algum tema, muitas vezes não sabemos por onde começar a pesquisar. E quando o assunto é tipografia não é diferente, principalmente com a crescente quantidade de livros, artigos e sites dedicados a este universo.

Pensando nisso, selecionamos para você livros que consideramos indispensáveis para quem quer estudar tipografia. Neste primeiro post, apresentamos uma lista de títulos internacionais traduzidos para o português, dos mais teóricos aos mais práticos, indicados tanto para quem está começando como para aqueles que querem se aprofundar no assunto.

30771761

PENSAR COM TIPOS
Ellen Lupton
Editora Cosac Naify

Sobre: Teoria geral da tipografia
Opinião T&t: O melhor para começar!
Sinopse: Pensar com tipos é uma excelente porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um ótimo companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem sempre acompanhadas de exemplos práticos, que são contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios trazem panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação. Um apêndice com “dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes” complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Mais informações.

bringhurst-robert-elementos-do-estilo-tipografico-1-728

ELEMENTOS DO ESTILO TIPOGRÁFICO
Robert Bringhurst
Editora Cosac Naify

Sobre: Teoria geral da tipografia e criação de tipos
Opinião T&t: O mais aprofundado e completo (e poético).
Sinopse: Escrita e projetada pelo tipógrafo, ensaísta e poeta norte-americano Robert Bringhurst, a obra reúne e discute sobre os conhecimentos que a história da tipografia ocidental transformou em tradição ao longo dos últimos 600 anos, utilizando-se de uma linguagem agradável e acessível, que a tornou uma unanimidade entre os designers gráficos do mundo inteiro. O autor pretende fornecer ao leitor as informações necessárias para alcançar uma liberdade instrumental e, sobretudo intelectual, o que diferencia o livro de Bringhurst dos manuais práticos, dos compêndios históricos e dos volumes introdutórios sobre o assunto. O livro contém glossário inglês-português, de caracteres, de termos tipográficos, de designers de tipos, de fundições tipográficas, e catálogos de fontes com e sem serifa. Mais informações.

41J+dBneG-L._SY344_BO1,204,203,200_

ESSE É MEU TIPO: UM LIVRO SOBRE FONTES
Simon Garfield
Editora Zahar

Sobre:Teoria geral da tipografia
Opinião T&t:Tipografia em crônicas históricas (e muito barato!)
Sinopse: Neste livro, Simon Garfield leva o leitor a um interessante passeio pelo mundo da tipografia, desde a invenção da prensa por Gutenberg até a tipografia nos dias atuais. Durante esse percurso, reflete sobre a razão de alguns tipos terem se tornado grandes clássicos, como Bodoni e Garamond, enquanto outros viraram moda passageira ou acabaram rejeitados; comenta a ditadura da Comic Sans e da Helvetica mundo afora; revela o papel da Gotham na campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos; analisa os logotipos de lojas e capas de discos (por que, por exemplo, o “T” na logo dos Beatles é maior que as outras letras?), entre outras curiosidades. Mais informações.

9788584520213_06_xTIPOS NA TELA
Ellen Lupton
Editora GG Brasil

Sobre:Web e Diagramação
Opinião T&t: Muito didático e aprofundado.
Sinopse: Escrito por uma equipe de designers, docentes e estudantes do MICA e organizado por Ellen Lupton, Tipos na tela não apenas aborda os novos fundamentos da tipografia quando usada na tela, mas também explora com profundidade as complexidades do design destinado a esse suporte. Para isso, o livro concentra-se nas questões que surgem no dia a dia do desenvolvimento de um projeto de design digital: desde o amplo catálogo de fontes existentes para a Web até como compor os parágrafos e alinhar o texto na tela, ou tratar a sinalização e criar sistemas de ícones para um ambiente digital. Tipos na tela é um livro dirigido não apenas aos profissionais e estudantes de design, mas também ao desenvolvedor, que poderá conhecer melhor os princípios visuais do design, e ao editor ou redator de conteúdo, que terá um maior controle das ferramentas e dos sistemas digitais. Mais informações.

Maquetación 1

MANUAL DOS TIPOS
John Kane
Editora GG Brasil

Sobre: Teoria geral e diagramação
Opinião T&t: Muito didático e aprofundado.
Sinopse: Esta obra é uma introdução a tudo que qualquer estudante ou profissional de design deve saber sobre tipografia, com o objetivo de desenvolver sensibilidade e conhecimentos tipográficos bem fundamentados. O livro expõe os princípios básicos da tipografia e suas principais aplicações por meio de uma equilibrada combinação de história, teoria e prática. Assim, o leitor encontrará desde a descrição das partes da letra ou da classificação dos seus diferentes tipos à explicação de como se compõe o texto na página ou de como funcionam os sistemas de grids. Também encontrará uma breve e reveladora história da tipografia, bem como numerosos exemplos e exercícios práticos que visam a ajudar a adquirir um conhecimento experiencial da disciplina. Mais informações.

306

DESIGN E TIPOGRAFIA
Ina Saltz
Editora Blucher

Sobre: Fundamentos da Tipografia
Opinião T&t: A leitura mais prática e estruturada.
Sinopse: O livro procura destilar, organizar e compartimentalizar – mas sem simplificar demais – as muitas e complexas questões em torno do uso efetivo e proveitoso da tipografia. O livro é voltado para designers de todas as áreas nas quais os tipos desempenham papéis de maior ou menor expressão.A publicação pretende contribuir com a busca dos designers em aprofundar suas habilidades tipográficas e foi projetada e organizada para tornar este processo agradável, interessante e instrutivo. Os fundamentos estão divididos em quatro seções: A Letra, A Palavra, O Parágrafo e A Página. Cada um dos 100 fundamentos ocupa uma página dupla com explicações e exemplos ilustrando o fundamento tratado. Mais informações.

9788425221446_06_x

O QUE É A TIPOGRAFIA?
David Jury

Editora GG Brasil

Sobre: Teoria geral, diagramação e composição
Opinião T&t: Cheio de bons cases e exemplos.
Sinopse: O que é a tipografia? apresenta as estruturas formais desta disciplina que facilitam o acesso à informação, as suas ferramentas, métodos e mecânica; analisa os distintos suportes existentes e os processos de reprodução consequentes e conclui com a análise da obra de um ecléctico grupo de tipógrafos que demonstra a amplitude, riqueza e qualidade do design tipográfico na actualidade. Mais informações.

107

A LINGUAGEM INVISÍVEL DA TIPOGRAFIA
Erik Spiekermann
Editora Blucher

Sobre: Teoria geral da Tipografia
Opinião T&t: O mais divertido!
Sinopse: Designers podem ser apaixonados pela boa tipografia e este livro tem inspirado incontáveis designers ao escolher os tipos. Spiekermann destilou décadas de experiências tipográficas neste vigoroso e gratificante guia. Se você usa tipos – e nos dias de hoje quase todos usam – o estilo sedutor e experiente do autor o ajuda a entender como os tipos aprimoram seu design e reforçam sua mensagem. O livro abrange novas tecnologias, tipos recentes e uma discussão de como escolher tipos que atuem melhor na Web, emails, telas e monitores de todos os tamanhos. Mais informações.

E você? Quais são seus livros de Tipografia favoritos? Conte pra gente nos comentários aqui embaixo ou deixe uma mensagem na nossa página do Facebook. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s