Cartaz para a AtypI São Paulo 2015

Em 2015 a conferência anual da ATypI, Association Typographique Internationale, acontece pela primeira vez na América do Sul, e a cidade sede será São Paulo. A ATypI é uma associação que reúne profissionais, negócios e, de modo geral, toda a comunidade da tipografia mundial e sua conferência anual oferece palestras e workshops especializados. O tema desse ano explora os desafios da tipografia contemporânea e as abordagens frente a estes desafios.

Em Maio de 2015, a equipe da ATypI São Paulo 2015 convidou designers, tipógrafos e impressores para produzir pôsteres em letterpress que serão expostos durante o evento; uma homenagem aos anos de história da impressa tipográfica, a Letterpress Reloaded. Nós criamos um cartaz, e vamos contar um pouco do processo para vocês.

Pensando em um projeto que explorasse e experimentasse com a variedade de recursos oferecidos pela UFSC, desenvolveu-se a proposta de um cartaz que usasse tanto os tipos de metal conservados como novas tecnologias, como impressão 3D e corte a laser. A inspiração do cartaz veio do projeto A23D uma fonte impressa em 3D para ser usada na prensa tipográfica.

A23D

Clique na imagem para ler sobre o projeto A23D

Dessa maneira, a criação do cartaz integraria a Imprensa Universitária da UFSC, que forneceria os tipos de metal e faria a impressão, os alunos da disciplina de Tipografia, que criariam a fonte para ser usada no cartaz, os alunos de Tipografia Aplicada, que fariam a diagramação do cartaz e o laboratório PRONTO 3D, que materializaria a fonte criada pelo aluno.

Depois de uma etapa de busca de referências, uma linha gráfica foi definida e as alternativas começaram a ser geradas. Os rascunhos passeavam por vários conceitos e abordagens; alguns exploravam as limitações do letterpress, outros sugeriam o uso de palavras que representassem a atmosfera do projeto. A versão final que foi desenvolvida usava sobreposições e variação de cores, tamanhos e orientação do texto para criar a composição dinâmica do cartaz.

Painel de referências e alternativas

Com o modelo definido, foi necessário imprimir as letras a serem usadas. Um teste com a impressão 3D mostrou que, apesar do efeito interessante do polímero sobre o papel, o clichê tendia a se tornar levemente côncavo, comprometendo o registro e a legibilidade; optou-se então por usar o corte a laser, que poderia também produzir  os clichês mais rápido e usando menos material que a impressão 3D.

A fonte foi escolhida por suas formas simples, sem detalhes que pudessem dificultar o corte a laser, e por combinar muito bem com a Impact, a fonte em metal selecionada no acervo da Imprensa.

produção cartaz 1

O tipógrafo e impressor Mauro Coelho cuidou da impressão.

Os cortes em madeira foram transformados em clichês ajustados para a impressão, com sobreposição de mais algumas camadas de madeira cortadas a laser. Com um trabalho minucioso, para evitar qualquer erro de registro, as chapas foram montadas e impressas, cor a cor. Os clichês em madeira criaram efeitos e texturas interessantes, diferenciando cada impressão em pequenos detalhes.

produção cartaz 2

Etapas da impressão

O resultado impresso conta ainda com o efeito metálico das duas tintas coloridas se sobrepondo a textura do papel  Reciclato®.

cartaz_final

A exposição Letterpress Reloaded acontece durante a ATypI São Paulo 2015, do dia 14 a 17 de Outubro, e muitos outros artistas e projetos vão ter trabalhos expostos, como o Pôster Copan, da Oficina Tipográfica de São Paulo.

O cartaz TIPOS&textos também foi selecionado para exposição Caixa de Letras, que ficará aberta ao público de 15 de agosto a 25 de outubro no Museu da Língua Portuguesa, também em São Paulo.

Cartazes exposição Caixa de Letras

Cartazes expostos no Museu da Língua Portuguesa. Foto: Rafaela De Conto.

Dois ótimos motivos para ir a São Paulo até outubro.

Mais informações sobre o projeto Cartaz AtypI

Coordenação do Projeto | Profa. Mary Meürer

Prototipação (corte a laser) | Profa. Regiane Trevisan Pupo (coordenadora Lab. Pronto 3D)

Composição e Impressão | Mauro Coelho (Imprensa Universitária)

Alunos de Design que participaram do projeto

Geração de Alternativas e Desenvolvimento do Cartaz | Bruno Abatti, Carolina de Moura Almeida, João Gabriel Oliveira, Hélen Carolina de Oliveira e Lara Lodi da Silva

Criação da Fonte | Alexandre Sequeiros Camiña (Intercambista da Espanha)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s