Tipografia e Memória

A história da tipografia é mais extensa do que parece ser aos olhos leigos, e não começa com a invenção da imprensa, é possível traçar linhas de estudo que vão desde o início da humanidade, com os escritos fenícios ou até hieróglifos. O uso e manutenção de toda a variedade e volume de história, técnica e conhecimento dessa área depende muito da evolução da tecnologia em cada período, já que a medida que novas máquinas e técnicas são desenvolvidas, as antigas costumam se tornar obsoletas e deixadas pra trás. Hoje vemos um forte retorno do uso da prensa tipográfica em trabalhos de todo o tipo. A quantidade de materiais e máquinas em bom estado e originais disponíveis para consulta e uso só existe por causa do trabalho e dedicação de amantes e estudiosos dessa história.

Este universo não poderia ficar restrito a um pequeno grupo de pessoas ou abandonado e felizmente muitas instituições e projetos estão trabalhando e se estruturando para que o público possa acessar e conhecer o vasto universo da tipografia e da produção editorial e gráfica.

Trazemos nesse post uma seleção de diversos espaços, físicos e digitais, responsáveis por fazer a coleta e divulgação desse material, no Brasil e no mundo. Já pode decidir seu destino para a próxima viagem!

Memória do Pão de Santo Antônio – Diamantina, Brasil.
Site do projeto

pao

O projeto Memória do Pão de Santo Antônio visa restaurar e preservar o acervo coletado da oficina tipográfica que existia onde hoje é a Associação do Pão de Santo Antônio, em Diamantina. Essa oficina foi a responsável por dois jornais muito relevantes para a produção mineira do século XX, o Pão de Santo Antônio e o Voz de Diamantina. O acervo, coletado em um museu, conta a longa história dessa atividade jornalístico-tipográfica, e busca envolver a população na história desse patrimônio cultural e fortalecer o turismo de Diamantina. O espaço conta com Biblioteca digital, hemeroteca, ateliês abertos de restauração, palestras e oficinas de tipografia.

O projeto é apoiado pela Universidade Federal de Minas Gerais, e você pode acompanhar as novidades no blog ou no boletim mensal.

Musée de l’Imprimerie – Nantes, França.
Site do museumusee

O Museu da Imprensa de Nantes foi aberto ao público em Dezembro de 1986. As visitas são acompanhadas por antigos profissionais que ativam algumas das máquinas expostas e dão demonstrações do funcionamento de toda a variedade de aparelhos; do nascimento da tipografia ao processos atuais. O museu ainda inclui no seu espaço exposições de gravuras e os diversos processos que as criaram, demonstrações de processos de encadernação e documentos sobre os ofícios da imprensa. Ao todo o museu reune uma enorme quantidade de peças, algumas do começo do século XVII, o que torna seu acervo valiosíssimo e único. O museu fica na Mediateca de Nantes.

Plantin Moretus Museum – Antuérpia, Bélgica.
Site do museu

plantin

The Museum Plantin-Moretus é conhecido por encher os olhos dos tipógrafos, designers e impressores. Em seu acervo se encontra uma excepcional coleção de material tipográfico, incluindo as imprensas mais antigas do mundo, que estão intactas e completamente funcionais. Além disso conta com uma enorme biblioteca sobre o assunto, completamente decorada. O museu promete ao visitante uma imersão completa no universo da imprensa nos séculos XVI e XVII com suas salas de desenho, de impressão, sua coleção de retratos famosos e manuscritos originais. O espaço também fornece workshops e um jardim ao fim da visita.

Printing Museum – Tókio, Japão.
Site do Projeto

printing

O museu de impressão de Tókio foi criado pela empresa de impressão Toppan Printing Company, que gosta de lidar e aplicar a evolução rápida da tecnologia em seus trabalhos. Isso se mostra no museu com exposições envolvendo impressão 3D e papéis superfinos; mas seu objetivo ainda é o de explorar e divulgar o valor da impressão como forma de comunicação e arte. A exibição permanente se divide em cinco períodos, explorando como a produção gráfica mudou a sociedade. O museu conta ainda com uma casa de vidro, onde acontece o workshop de impressão e os visitantes podem experimentar as técnicas por si mesmos.

Gutenberg Museum – Mainz, Alemanha.
Site do projeto

gutemberg

A cidade de Mainz, na Alemanha, abriga um dos museus de livro e imprensa mais antigos do mundo, fundado em homenagem ao inventor que revolucionou o milênio ao criar a imprensa, Johannes Gutenberg. Em seu acervo os visitantes podem encontrar duas bíblias originais impressas pelo próprio Gutemberg no século XV, relatos e pedaços de sua vida e trabalho, chapas, pôsteres, jornais, revistas e trabalhos de uma extensa linha do tempo. Os tours do museu são auto-guiados, com acompanhamento de áudio que pode ser em alemão, inglês e francês. Ao todo são seis tours disponíveis, sendo um principal e cinco extras. Além de ver máquinas em funcionamento, os visitantes podem fazer as próprias peças impressas na loja educacional do museu.

Acervos Online

Além das fundações e espaços físicos, muitos museus concentram seu acervo e materiais em fontes online. Alguns deles eram espaços físicos que foram fechados e, para não perder esse acervo, digitalizaram e catalogaram todo seu trabalho online. Existem também museus que mesmo com espaço físico ainda aberto, tem uma cópia de seu conteúdo na internet e ainda há aqueles que já foram fundados como espaços online. Os links abaixo te levarão à galerias online, onde você pode conferir acervos de temas e propostas variadas.

Graphion Collection

The International Printing Museum

Type Archive

Type Museum

The Cavendish Gallery

Outros locais interessantes

Museum Meermanno – Holanda

Basler Papiermühle – Suíça

Museum of Printing – Estados Unidos

Hamilton Wood Type & Printing Museum – Estados Unidos

Se interessou? Já visitou algum? Mande seu relato para nós, comente aqui ou na nossa página do Facebook. Estamos sempre abertos para ouvir suas opiniões, sugestões e ideias.

Até a próxima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s