Identidades all-type se tornaram comuns agora principalmente em canais de televisão e mídias com forte atuação no meio digital, pela possibilidade desses meios de trabalhar com animações e marcas cambiantes, quando comparados com meios impressos. Em empresas do campo da moda, porém, a presença da tipografia não é nem sequer recente; é só observar como a maior parte das marcas de grifes e maisons são all-type. Isso está relacionado à necessidade de imprimir a marca em diversas texturas de tecidos e etiquetas, mantendo-as simples e minimalistas, e ao mesmo tempo com estilo sofisticado.

fashion

Com a valorização dessas empresas e o reconhecimento dessas marcas gráficas veio também a oportunidade de imprimí-las nas próprias peças como ponto chave da estampa, uma prática que permanece comum até hoje.

monograma

O que é um pouco mais recente é o emprego de textos complexos nas estampas de camiseta. O uso de frases em camisetas tem origem no início do século XX, em que se tornou comum o uso de peças e adereços políticos fosse para defender candidatos ou causas, como o sufrágio feminino. Hoje é muito comum encontrar peças com frases estampadas, do fast-fashion ao high-fashion, com humor sutil ou irônico, letras de músicas e, assim como foi lá no começo, máximas políticas.

frases

Ao final dessa série, esperamos ter mostrado a vocês diversas áreas em que a tipografia tem ganahdo espaço e reconhecimento. É importante notar que apesar de alguns já serem muito comuns, vários desses cenários são novos e às vezes até raros. No Brasil a situação é ainda mais recente, e tanto a tipografia quanto o design gráfico (e o design de modo geral), ainda precisa de uma visibilidade maior e melhor; ainda assim está claro que a tipografia vem se inserindo e mostrando sua importância em espaços mais diversos e, por que não, inusitados. Ainda há um bom caminho a ser trilhado, mas parece que o grande mercado e o grande público estão começando a entender a mensagem de Bringhurst, escrita a mais de uma década, ao dizer que “palavras bem escolhidas merecem letras bem escolhidas”.

Anúncios