Olá leitores do TIPOS&textos. Neste post trazemos uma crônica de um dos alunos de uma das turmas atuais (2015.1) da disciplina de Tipografia Aplicada da UFSC. Confira logo abaixo:
Letrografia
Mas o que é Letrografia?
A sucinta, espontânea e intrínseca capacidade de comunicação do homem já se tornou até filosofia. As letras são utilizadas para dizer, amar, dividir e modificar. Já foram usadas para proclamar terras. Já foram usadas para liberar escravos. Foram usadas ontem na confecção do banner do mais novo carrinho de cachorro-quente.
Os grandes benfeitores profissionais da sociedade muitas vezes não consideram o cuidado das letras como uma profissão digna. Mas se não fossem seus cuidadores, a própria dignidade não existiria. A moral não seria passada adiante.
Moisés subiu ao monte para ouvir as dez leis básicas de Deus. e transformou-as em letras. O urso, o macaco, o trapiche, o palácio, a monalisa. Todos vêm na nossa cabeça de uma forma figurada. Mas se não existissem as letras, o texto – no sentido de contexto – para a formação destas figuras seria inexistente. Ou de difícil e estranho acesso.
Dislexia, miopia, hipermetropia, estrabismo, cegueira.
Você já foi a um médico da visão? Vá e ele lhe pedirá como teste que você leia – Letras!
Profissão antiga, não a dos médicos, e sim a dos letristas.
Sejam eles qual forem, letrógrafos, escritores, poetas, escribas, bilheteiros. Que passam e repassam graficamente o conteúdo de nossa história.
Os semióticos irão me difamar pois não falei da comunicação por símbolos – a gênese do nosso escrever – , mas, letra é símbolo. Símbolo padronizado ao longo de eras e eras, de costumes e costumes, tradições e estéticas alteradas, transmutadas e metamorfoseadas ao longo dos tempos.
Eis a explicação coerente, científica e histórica para a boa concepção, virtude e andamento das letras. A ciência que estuda o simbolismo textual gráfico. O ideal de reprodução de conteúdo. A TIPOGRAFIA.
–
Leonardo Saconatto, 19 anos, estudante de Design na UFSC, amigo novo da tipografia, a qual antes, acreditava ser uma mulher monstruosa, austera, rígida e que lhe traria problemas, mas que recentemente descobriu uma nova amiga: útil, graciosa e um tanto quanto tímida.
–
Você também pode participar do blog, enviando textos assim como o Leonardo, ou somente ideias, notícias e tópicos interessantes. Comente nos nossos posts aqui, mande um email ou uma mensagem no facebook, sua participação nos ajuda a melhorar e crescer. Até a próxima!