Tipografia em… LYRIC VIDEOS

Continuando a nossa série sobre a presença da tipografia em outras áreas do design, vamos falar agora sobre vídeos, mais especificamente, os Lyric Videos. Produzidos para divulgar a música e a letra antes de lançar um clipe oficial, estes vídeos caíram no gosto popular e têm sido usados por muitos artistas. Se as primeiras produções eram simples, hoje chegam a ser mais elaborados que os clipes em si; tanto que a premiação da MTV americana, o VMA, assim como blogs especializados, agora contam com um prêmio para melhor Lyric Video.

Vídeo de Alan Lauris com Lettering de Arianne Notenboom
 Vídeo da música da banda Husbands

Desde o início do Youtube era comum que os fãs das bandas criassem vídeos em plataformas amadoras, como o Movie Maker, com a música acompanhada da letra e imagens dos artistas para que outros fãs pudessem escutar, aprender as letras e cantar junto. Isso não era interessante para as gravadoras, que consideraram estar perdendo dinheiro com essa prática, e mandar remover os vídeos não era o suficiente – os vídeos eram colocados de novo dias depois – então as próprias equipes dos artistas começaram a fazer esses vídeos. No início os vídeos oficiais não eram muito diferentes dos amadores, mas havia um controle das imagens que seriam associadas ao artista e à música, e os cliques e visualizações dos vídeos contariam para o artista e gravadora. À medida que cresceram os vídeos passaram a explorar mais e melhor os efeitos e técnicas de Motion e de Tipografia.

Vídeo para a música da banda Cuarteto de Nos
Vídeo para a música da Amanda Palmer (Contém nudez censurada)

O mais interessante dos Lyric Videos é que a plataforma não é tão pé-no-chão ou séria quanto os clipes, a única exigência é tenha relação com a música, dando mais liberdade ao artista gráfico de criar algo interessante. Um exemplo é o vídeo de Want it Back, da cantora Amanda Palmer, em que a letra da música foi escrita em seu corpo, em lençóis, móveis pisos e paredes e animada por meio de stop-motion. Já Katy Perry usou doces e coberturas de bolos para animar a letra da música Birthday. Mesmo quando são muito complexos, os Lyric Videos acabam saindo bem mais baratos do que os clipes convencionais, uma das razões pela qual se vê cada vez mais desses vídeos.

Vídeo da música da Katy Perry

Os tipógrafos apaixonados por música têm uma oportunidade grande em mãos, e até onde podemos ver, os Lyric Videos vieram pra ficar. Aqui no TIPOS&textos já falamos sobre o vídeo produzido na aula de tipografia com letterings para a música Folsom Prison Blues, do Johnny Cash. E você, tem algum Lyric Video favorito? Acha que a estratégia funciona? Comente aqui, pelo facebook ou por email, e fique ligado por que vamos continuar a explorar a tipografia nas outras áreas. Até a próxima!

Referência

Less is More: Lyric Videos Gain Popularity A Brief History of Lyric Videos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s