DiaTipo SP 2014

Abertura DiaTipo

Divulgação DiaTipo. Fotos de Maura Mello e Lucas Romano.

Nos dias 12 e 13 de dezembro aconteceu em São Paulo o DiaTipo, tradicional encontro de tipografia que reúne grandes referências nacionais e internacionais para falar sobre grid, kerning, opentype, glifos, ligaturas, fontes-código, EULA, Atypl e por ai vai.

Se isso tudo diz alguma coisa para você, não deixe de ver o que rolou no DiaTipo. Se tudo isso não diz nada, mas você tem interesse por tipografia, então você precisa ver o que rolou no DiaTipo.

O evento trouxe para São Paulo nada menos que Matthew Carter, typedesigner há mais de 50 anos, que já fez parte da Linotype e Bitstream, da qual foi co-fundador. Em sua palestra Carter falou sobre o seu processo de criação em projetos interessantes como o da fonte Mantinia e contou muitas histórias.

Stephen Coles, consultor para seleção tipográfica em várias empresas, que já foi diretor criativo do FontShop e hoje publica no Fonts in Use e Typographica também veio para encorpar o time de palestrantes. Comparando fontes a cadeiras, Coles mostrou que escolher uma fonte vai muito além da legibilidade, pois não importa apenas o quão rápido se quer ler, mas o que se quer ler.

Fernando Díaz, do Uruguai, e Ramiro Espinoza, da Argentina, complementaram o time internacional trazendo ótimas referências.

Entre os palestrantes nacionais, Alexandre Wollner que representa a história do design gráfico nacional, Gustavo Ferreira que falou sobre typedesign e muita programação e Rodolfo Capeto que apresentou a tipografia numa perspectiva histórica.

O DiaTipo também abriu espaço para debates e um bom bate-papo em mesas redondas sobre Histórias não Impressas, Mulheres na Tipografia e o Novo Cenário do Type Design no Brasil. Marcos Mello, Cecília Consolo e Crystian Cruz orquestraram estas conversas entre nomes fortes do cenário nacional e profissionais que estão despontando. Destaque para a simpatia e experiência dos tipógrafos e linotipistas Pérsio Guimarães, Georg Dimitrov e Darci Callegari.

atypiNo final do evento a apresentadora Marina Chaccur, ao lado de Crystian Cruz, convidou a todos para participar da Conferência da Atypl que acontecerá pela primeira vez no hemisfério sul e escolheu São Paulo como sede. A partir de janeiro será divulgado o tema e serão abertas as chamadas para propostas. A conferência acontecerá entre os dias 14 a 17 de outubro e com certeza é imperdível.

Falando em não perder, se você não participou do DiaTipo ainda pode assistir as palestras pelo Canal do Youtube. Carter, Coles e Wollner já estão por lá, aproveite as férias para aprender muitas lições com estes mestres.


Links para conferir

Anúncios

Um comentário sobre “DiaTipo SP 2014

  1. Pingback: Impressão tipográfica e digital juntas no cartão T&t | TIPOS&textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s