Onde estudar Tipografia?

A maior parte dos cursos de design no país contempla a área de tipografia como disciplina específica ou como parte de disciplinas de projeto editorial. Porém o vasto universo da tipografia, com todas as suas expressões e história, dificilmente consegue ser completamente abordado em meio a tantos outros conteúdos.

Cursos alternativos ou uma especialização para complementar a formação acadêmica são opções para quem busca ser um profissional de design mais completo, já que a tipografia está entre os fundamentos da área. Confira a seguir ótimas opções para se aperfeiçoar aqui e também no exterior.

Cursos | Tipocracia

tipocracia

O Tipocracia é um projeto educacional criado por Henrique Nardi há 11 anos atrás. O projeto hoje engloba uma série de atividades, palestras e cursos criativos, que funcionam como aliados do aprendizado acadêmico, envolvendo a atividade profissional. Além de cursos próprios envolvendo debates, teoria, dinâmicas e práticas, e oferece também cursos em parceria com outros designers talentosos, como Andréa Branco e Matheus Barbosa. Os cursos são administrados em grupos, as pessoas interessadas se inscrevem e o curso acontece quando há uma quantidade mínima de interessados e ministrantes disponíveis. Os cursos duram de 8 a 12 horas e têm descontos para estudantes.

Curta o Tipocracia no facebook e conheça os cursos no site do Tipocracia. Os cursos conjuntos são oferecidos no Tipocracia+.

Graduação | Anhembi Morumbi -Graduação

anhembi

A Anhembi Morumbi inovou no Brasil ao lançar uma graduação em Design Gráfico com foco em Tipografia. O curso tem em sua grade disciplinas relacionadas à tipografia e design editorial a partir do quarto semestre até o último, e com focos diferentes no processo, como concepção e produção tipográfica. Por ser integrante da Rede Internacional de Universidades Laureate, a Anhembi Morumbi conta com conteúdos acadêmicos internacionais e programas de intercâmbio, dando ao aluno inclusive a possibilidade de estagiar no exterior. A Universidade Anhembi Morumbi é particular, e as mensalidades para o curso de tipografia custam a partir de R$ 944,30 mensais.

Pós-Graduação | SENAC  

senac

O Senac São Paulo oferece o primeiro e, até agora, único curso de pós-graduação em Tipografia do Brasil. O curso é voltado para formados em design, arquitetura e comunicação social e teve seu programa elaborado por Henrique Nardi e Marina Chaccur. O curso de pós-graduação do Senac busca atingir todo o âmbito do universo da tipografia, apresentando a teoria e história de tipografia com aplicação e desenvolvimento de sistemas tipográficos. Também apresenta as aplicações da tipografia para diferentes mídias e suportes e publicações impressas e eletrônicas.

A abordagem da pós graduação é bem diferente daquela feita durante a graduação. Podemos direcionar o estudo da tipografia para diversos interesses específicos, mas como dito a nós pelo Rafael Zolis, um dos alunos da pós, no curso é possível atingir todo o âmbito do universo da tipografia de maneira mais lenta e aprofundada, já que todas as disciplinas são vinculadas à tipografia e o público é mais amadurecido e interessado.”Também há sempre uma grande preocupação com a tipografia, até mesmo em situações teóricas como artigos.” disse Rafael. Existe um processo seletivo, envolvendo análise de currículos e envio de cartas de intenções para a Instituição, mas o processo não é complicado.

E depois?

O ensino da Tipografia pode ainda estar ganhando espaço no Brasil, mas alguns países têm uma história e tradição na área e já tratam desse assunto em níveis mais profundos. Na Europa há universidades como a University of Reading (Berkshire, Reino Unido) e a Hochschule der Künste (Zurique, Suíça) que oferecem mestrado em Type Design, e a Royal Academy of Art (Den Haag, Noruega), que oferece pós em Type & Media. Mais pertinho da gente, na Argentina, Buenos Aires, a Universidad de Buenos Aires oferece um curso de pós-graduação de um ano e meio em Diseño de Tipografía.

Por conta das diferenças culturais e históricas, o foco de cada uma será diferente, mas todas são centradas no estudo dos tipos. O importante é estar atento às oportunidades e aproveitar a maior variedade possível pois quanto mais diverso o repertório de referências e conhecimentos, mais rico é o resultado.

Conhece algum outro lugar que ensine tipografia, ou tem experiência com algum desses? Comente e compartilhe suas opiniões com a gente!

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s