Ontem, 28/09, começou a Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana, a Tipos Latinos, sediada em Brasília. A Bienal completa 10 anos em 2014 e acontece entre os dias 28 de agosto e 05 de setembro no Centro Universitário IESB, reunindo alguns dos melhores projetos de fontes tipográficas digitais desenvolvidas na América Latina.
A Bienal acontece simultaneamente em 14 países da América Latina, tendo 78 projetos apresentados em Brasília. Além disso, o Brasil é o segundo país com mais projetos selecionados: são 15 no total. A edição de 2014 recebeu no total 502 projetos, um número muito maior que nas edições anteriores, demonstrando a importância que possui no meio tipográfico.
Segundo Bruno Porto, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Design Gráfico do IESB
“A tipografia é uma atividade altamente técnica, que envolve um trabalho metódico e detalhista e inclui sensibilidade estética e conhecimentos em engenharia de software, já que as fontes precisam ser instaladas e visualizadas tabletes, computadores e smartphones. Quanto mais a tecnologia (seja mobile ou não) avança, mais forte a presença da tipografia e sua importância.”,
Em alguns casos, a tipografia é feita para aparecer e dar identidade a uma peça gráfica. Em outros é utilizada para tornar o texto mais confortável para leitura. Pode-se dizer que a Tipos Latinos é a verificação da produção tipográficas na América Latina, promovendo atividades que enriquecem a exposição principal: palestras, visitar guiadas, conversações, etc, sendo um estímulo constante para estudantes, entusiastas e profissionais da área, motivando o trabalho e o crescimento do nicho tipográfico na região.


O evento acontece em Brasília, de 28 de agosto a 05 de setembro, no Campus IESB, Auditório D, na Av. L2 613/14 Asa Sul. A entrada é gratuita.
Fonte: Natália Lopes | Tríplice Comunicação