Tipos Latinos em Brasília

Ontem, 28/09, começou a Sexta Bienal de Tipografia Latino-Americana, a Tipos Latinos, sediada em Brasília. A Bienal completa 10 anos em 2014 e acontece entre os dias 28 de agosto e 05 de setembro no Centro Universitário IESB, reunindo alguns dos melhores projetos de fontes tipográficas digitais desenvolvidas na América Latina.

Trabalho do brasiliense Rafael Dietzsch, um dos 15 brasileiros que teve seu projeto selecionado para a mostra.

A Bienal acontece simultaneamente em 14 países da América Latina, tendo 78 projetos apresentados em Brasília. Além disso, o Brasil é o segundo país com mais projetos selecionados: são 15 no total. A edição de 2014 recebeu no total 502 projetos, um número muito maior que nas edições anteriores, demonstrando a importância que possui no meio tipográfico.

Segundo Bruno Porto, um dos organizadores do evento e coordenador do curso de Design Gráfico do IESB

A tipografia é uma atividade altamente técnica, que envolve um trabalho metódico e detalhista e inclui sensibilidade estética e conhecimentos em engenharia de software, já que as fontes precisam ser instaladas e visualizadas tabletes, computadores e smartphones. Quanto mais a tecnologia (seja mobile ou não) avança, mais forte a presença da tipografia e sua importância.”,

Em alguns casos, a tipografia é feita para aparecer e dar identidade a uma peça gráfica. Em outros é utilizada para tornar o texto mais confortável para leitura. Pode-se dizer que a Tipos Latinos é a verificação da produção tipográficas na América Latina, promovendo atividades que enriquecem a exposição principal: palestras, visitar guiadas, conversações, etc, sendo um estímulo constante para estudantes, entusiastas e profissionais da área, motivando o trabalho e o crescimento do nicho tipográfico na região.

 

Épica Autor:Oscar Guerrero Cañizares País: Colombia

Soleto Autores: Fabio Haag, Fernando Caro, Bruno Mello, Rafael Saravia e Ron Carpenter (Dalton Maag Brasil) País: Brasil

O evento acontece em Brasília, de 28 de agosto a 05 de setembro, no Campus IESB, Auditório D, na Av. L2 613/14 Asa Sul. A entrada é gratuita.


Fonte: Natália Lopes | Tríplice Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s