O talento dos cartazistas de supermercado

Resgatando um antigo post feito pela equipe do projeto NossoTipo* sobre o processo de trabalho dos talentosos cartazistas de supermercado e aproveitando para homenagear André Andrade, cartazista da rede Carrefour que tem divulgado vídeos do seu trabalho no Facebook e conquistado a atenção de muitas pessoas.


Olá, você que gosta de tipografia com certeza deve ter reparado nos cartazes de promoções dos supermercados. Já parou pra perguntar quem faz e como faz?

Fotos de Rafaela Tidres

Nós resolvemos investigar sobre isso e fomos aos supermercados de Balneário Camboriú em busca de informações e imagens. Veja o que descobrimos.

Quem faz

Em todos os supermercados pesquisados existem profissionais com a função específica de fazer esses cartazes, são os cartazistas. Entrevistamos 6 desses profissionais para saber qual a sua formação, quando iniciaram a atividade e como trabalham.

Nenhum deles tem formação acadêmica na área de Tipografia, ou outra relacionada. Três declararam ter iniciado no supermercado em outra atividade e depois foram promovidos para o setor por ter uma letra bonita. Os outros tem experiência como letristas ou grafiteiros, e por isso ingressaram nessa atividade. O tempo de atuação na área vai de 2 meses a 2 anos. Mas um dos entrevistados já está na atividade a mais de 10 anos.

Três dos entrevistados receberam treinamento nos próprios estabelecimentos para se aperfeiçoar e seguir um padrão para que os cartazes tenham uma unidade não só na loja, mas em toda a rede de supermercados.

Durante as entrevistas foi possível perceber a grande paixão desses profissionais pelo seu trabalho.

Como faz?

Em dois dos supermercados foi possível visitar o espaço de trabalho dos profissionais e acompanhar o seu processo de produção. Um desses cartazistas possuia uma tabela explicativa com uma sequência no traçado pré-estabelecida para cada letra e número.

Desenho de Letras

Constatamos também que a maioria dos profissionais usa Metiq®, uma marca que oferece produtos nas linhas de escrita, precificação, etiquetas customizadas, identificação e promoção. Em um dos supermercados esses profissionais customizaram o material usado de forma criativa, conseguindo assim um efeito diferenciado no desenho da letra.

O processo de produção é basicamente o mesmo em todos os estabelecimentos. Eles recebem diariamente do setor de marketing ou administrativo uma listagem de produtos em promoção e colocam essas informações em cartazes que tem a marca do supermercado.

Durante uma das entrevistas foi possível acompanhar a produção de 2 cartazes e chamou muito a atenção a preocupação com a organização da mensagem. O cartazista nos explicou que segue sempre um código cromático, usando uma determinada cor para os nomes de produtos, outra para as marcas, outra para os preços e assim por diante.

Embora existam padrões e regras a serem seguidos, cada um deles deixa uma pouco de seu “estilo” nas peças que faz. Seja pelas variações no desenho da letra, pela forma de segurar os pincéis ou pelo posicionamento das informações.

Observamos ainda no primeiro mercado visitado que eles utilizavam de cartazes reaproveitáveis, apagando e reescrevendo as ofertas quantas vezes fossem necessárias.

Com essa pesquisa concluímos que mesmo com toda a tecnologia disponível atualmente, a tradição dos cartazes feitos a mão se mantém e tem muito tempo ainda pela frente.

Além de informativos e práticos, eles estão lá pra lembrar que tem pessoas talentosas fazendo seu trabalho com muita dedicação e habilidade.

A equipe NossoTipo agradece a colaboração dos seguintes supermercados e profissionais:

Angeloni: Tiago Nogueira, Natália Mátia e Jean Ventura (marketing)
Big: Juceny da Silva
Imperatriz: Gerusa Mauricio
Mini Preço: Henrique Carrinho Junior
Xande e Speciale: Nilson Araújo

Referência

* O Projeto NossoTipo foi criado para mostrar a tipografia vernacular produzida pelos alunos de Design Gráfico da Univali – Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú em setembro de 2009 sob a orientação da Profa. Mary Meürer. Atualmente está desativado mas os conteúdos produzidos estão arquivados e são uma referência para o TIPOS&textos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s