Quem estuda design, publicidade, jornalismo entre outras áreas relacionadas à Comunicação com certeza sabe ou saberá em breve do que trata a Tipografia. Mas também é muito comum ouvir o termo tipologia se referindo ao design de tipos.

Tipografia e tipologia são a mesma coisa? NÃO

Tipologia se refere ao estudo de tipos, no sentido mais genérico, ou seja, qualquer tipo de elemento. Os biólogos, por exemplo, estudam a tipologia dos seres vivos, que é a biotipologia.

Se referir ao estudo de tipos de fontes usando o termo Tipologia não é completamente errado, porém o termo Tipografia é muito mais específico e adequado.

O termo tipografia também se refere ao processo de impressão usando tipos de metal, além do design de tipos e do design com tipos, ou seja, a diagramação de um texto. Priscila Farias (2013) define o termo Tipografia como

O conjunto de práticas subjacentes à criação e utilização de símbolos visíveis relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e para-ortográficos (tais como números e sinais de pontuação) para fins de reprodução, independentemente do modo como foram criados (a mão livre, por meios mecânicos) ou reproduzidos (impressos em papel, gravados em documento digital).

Este conjunto de práticas que corresponde a Tipografia está entre as principais atividades do Designer Gráfico, mas também faz parte do universo de outros profissionais como tipógrafos, impressores gráficos, calígrafos, webdesigners, cartazistas e quem mais se interessar pela representação da escrita e demais símbolos gráficos.

Se você faz parte deste grupo bem vindo ao TIPOS&textos!

Referências

FARIAS, Priscila. Tipografia Digital: O Impacto da Novas Tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.

Publicidade